Ana Paula Blanc é a convidada da semana no site No Contêiner

L’APPARTEMENT – Vestidos de noiva da vida, assim como ela é!  20/11/2017

11.jpg

Postado em 20.11.2017

“A marca nasceu do desejo de aproximar o vestido de noiva da vida como ela é, de um desejo de podermos livremente usar todas as nossas influências de arte, literatura, cinema, música, moda e tudo o mais que gostamos, para criar vestidos de noiva. Como bem disse uma amiga: criamos vestidos de noiva dos sonhos de uma vida real…rs. Os vestidos retratam bem quem somos, as roupas que gostamos de vestir, seja numa festa, seja no dia a dia. É estar à vontade vestida de noiva, se reconhecer”.

Foi assim, com essa resposta cheia de vida, alma e força, que começamos a nossa entrevista com a Ana Paula Blanc sobre a L´APPARTEMENT. : )

4.jpg

 

E isso tudo cheirava a uma herança de família… algo com essência, história de outros carnavais. E, realmente, foi assim! Além de ser uma marca de mãe (Aparecida Blanc) e filha (Ana Paula Blanc), esse caso de amor pela costura é antigo. Vejam o que a Ana Paula nos contou sobre isso:

“Nossa história é antiga, de família. Minha avó e tia avó tinham um atelier de roupas finas, a primeira profissão do meu avô foi como alfaiate, lá pelos idos de 1920 – o que a gente custa a acreditar, porque ele era muito desajeitado (rs). Assim, minha mãe teve esta dupla influência, nasceu praticamente dentro de um atelier, cresceu e foi estudar piano – afinal, era o que as moças da época  faziam. Além disso, tinha pais sonhadores, mas meus avós mal sabiam que o grande sonho dela estava muito mais próximo deles”.

E72D65A9-E07C-4E0A-8957-C4E2E1AF4703-2.jpeg

 

(Aparecida Blanc e Ana Paula Blanc por Maria Fróis)

E com toda essa bagagem na sua alma, a Ana Paula já vivia encantada com este mundo, desde criança. Costurava vestidos de noiva para as suas bonecas e, na adolescência, foi contra a maré e sob o protesto das amigas, fazer um curso de costura e modelagem. “Costurava minhas roupas e adorava, era uma terapia e fazia e criava o que eu não achava para comprar”, conta ela.

A Ana Paula diz que ela e a mãe amam brechós, pesquisar acabamentos antigos e lojas de aviamentos em geral. E se recorda, claramente, da sua avó modificando tudo que comprava, todas as roupas, já que tudo precisava de um detalhe bem a cara dela. E chega à seguinte conclusão:

“Acho que não tínhamos muita escolha, né? Quando decidimos criar a marca, pensamos muito neste resgate da nossa história, quem somos, quem queremos ser. Os vestidos são para uma mulher moderna, contemporânea, mas todos tem um pezinho no passado, seja no shape, num bordado, no franzido de uma manga, nos materiais”. (CONTÉM ESTILO, CONTÉM HISTÓRIA)

3.jpg

 

Fiquei muito curiosa sobre a formação e área de conhecimento das duas, mãe e filha, uma vez que a área de interesse eu já não conseguia ter mais dúvidas. E, olhem só!

A Aparecida Blanc sempre trabalhou com moda, foi professora na primeira turma do curso de estilismo da UFMG, na década de 80, dirigiu um famoso atelier de roupas finas em Belo Horizonte e, depois, montou seu próprio atelier.

A Ana Paula formou em arquitetura na UFMG e trabalhou por 15 anos como arquiteta. Entretanto, paralelamente, a moda sempre fez parte da sua vida profissional. Aproveitou o know-how e suporte do atelier da sua mãe e criou uma marca infantil, a Oli,  além de uma marca de bolsas de tecido, a MonaLou. No atelier,  a Ana Paula ficava nos bastidores, produzindo os editoriais, criando junto com sua mãe e dando um suporte na parte administrativa, mas sempre como uma atividade secundária à de arquiteta.

E o lance com as noivas? Quando surgiu? Segue aí a explicação da Ana Paula:

“Minha mãe começou a trabalhar com noivas no fim da década de 90, foi uma evolução natural do atelier, que se especializou em noivas e levava o nome dela, Aparecida Blanc. Em 2013, eu decidi abraçar minha vocação por inteiro e vim, definitivamente, para o atelier. Nossos vestidos sempre foram muito delicados e femininos e a marca L’Appartement foi uma evolução natural desta história. Com o tempo, fomos sentindo a necessidade de imprimir cada vez mais identidade e personalidade ao nosso trabalho”.

8.jpg

 

Emendei, claro, com aquela pergunta que mais toca a gente: qual o maior propósito da L´APPARTEMENT? A Ana Paula, sequer, titubeou:

“Gostaríamos muito de gerar o desejo, de vestir um vestido de noiva, em mulheres que jamais se imaginaram vestidas de noiva e isso, na verdade,  já tem acontecido. Uma amiga que está recém casada, mas não fez festa, cerimônia, nada disso, me confessou que depois de ver os vestidos está planejando uma comemoração. ´Agora, sim, tenho coragem!´, ela disse.

Vou te contar um segredo. Sou casada há 18 anos, um casamento cheio de alegria e amor, temos dois filhos lindos e eu nunca vesti um vestido de noiva. Conversando com outras mulheres, inclusive algumas que trabalham com noivas, maquiadoras, designers de acessórios, e que são casadas, descobri que elas também nunca tinham usado, não se viam representadas.

Meu propósito é vestir estas mulheres, e me incluo neste time e todas as outras, claro, que sonham com este momento”.

Nem preciso dizer que morremos de amor com esse relato, né?

12.jpg

Imaginando, também, que a relação que a Aparecida e a Ana Paula mantêm com as suas clientes é muito íntima, quis saber mais como isso funciona pra valer.

“É um prazer e uma alegria enorme ajudar estas mulheres, neste momento tão especial da vida. No primeiro encontro, ela experimenta os modelos da coleção, que servem como um norte. Ela pode escolher um exatamente igual a um da coleção, que será feito sob medida para ela, mas pode, também, customizar um modelo existente. Subir um decote, encurtar a manga e o que mais for possível.  Nossa coleção pode, ainda, servir para inspirá-la e, baseadas no conceito da marca, criamos um exclusivo para ela.

Ficamos amigas das clientes! É um momento íntimo, atendemos uma noiva por vez, com as provas do vestido vamos nos conhecendo um pouquinho mais, descobrindo afinidades e aí a conversa corre solta”, explica a Ana Paula.

9.jpg

Pra finalizar, ela sonha em ver todas as mulheres interessantes desse Brasil e que se identificam com a marca se casando de L’APPARTEMENT. E, depois, as filhas dessas mulheres também, além de terem uma coleção para as daminhas, os acessórios de cabeça, os brincos, pulseiras, a lingerie da lua de mel…

Enfim, o céu é o limite!

*sobre as fotos do post: Kárin Lasmar (fotos); Indianara Araujo e Kárin Lasmar (make & hair);  Ana Paula Blanc e Beta Maia (produção) e  Maria Fróis e Anamélia Tagliaferri (modelos).

No Contêiner

L'Appartement é destaque no Site ND . Natália Dornellas

ESPECIAL NOIVAS

NOVIDADE PRA QUEM VAI SE CASAR! #AMOR15/11/17

Tradicionais no mercado, Aparecida e Ana Paula Blanc se reinventam

 

Tem cheiro de romance bom no ar! A grife Aparecida Blanc - nome de sua criadora que iniciou o trabalho dos vestidos há muitos anos de forma primorosa e cheia de técnicas - anunciou que está passando por uma mudança geral, inclusive de marca.

Marca em nova empreitada

ri6ku7.jpg

 

Com o tempo, a filha de AparecidaAna Paula, foi tomando gosto pelo ofício da mãe (o de realizar o sonho das noivas com os mais belos vestidos) e trouxe muito do seu repertório de moda, arte e música, assim como sua bagagem de arquitetura, para a criação dos looks usados pelas casadoiras.

Ana Paula e Aparecida

so1su4.jpg

 

Juntas, ambas sentiram que era hora de mudar, de ampliar percepções, resgatar a essência que pode ter ficado pelo caminho, sem deixar de lado o passado, mas somando as experiências vividas e adquiridas, para então oferecerem algo novo, tão sensível quanto, porém diferente. Afinal, mudanças levam a caminhos novos naturalmente e a grife agora passa a se chamar L’Appartement.

Marca vem cheia de novidades

na1bi2.jpg

 

O que elas prometem nessa nova fase? Um trabalho muito intenso com um suspiro de frescor para as noivas que buscam estilo com história, essência e personalidade, sem perder de vista os tempos nostálgicos e a subversão e o comportamento da mulher dos anos 1920, que é a maior fonte de inspiração da dupla. 

A gente amou a novidade e deseja muito sucesso!

#noaltar

JR MENDES (DA REDAÇÃO)

FOTOS MARIA FROIS/ ANA SLIKA / VÍDEO OLGA FILMES

Site ND